O URUGUAI

CONHEÇA O URUGUAI

Saiba tudo sobre o Uruguai: turismo, economia, população, cultura e mais.

O Uruguai segue o ritmo da parrilla, do fogo queimando a lenha. É o esperar da colheita do vinho, a  contemplação dos vinhedos, do gado no campo. É também o país da vanguarda, do estar à frente, da arquitetura moderna e exposições de arte.

Um país pequeno e muito charmoso, com cidades arborizadas, campos extensos, praias limpas e um clima muito agradável. 

Ao chegar no Uruguai a gente descansa o passo, refresca os pensamentos, amortece as palavras. E se encanta a cada olhar…

CULTURA DO URUGUAI

Devido às suas origens espanholas, o idioma do Uruguai é o Espanhol. Muitos dos elementos da cultura uruguaia tem suas raízes na Espanha. Além da língua, a culinária e a arquitetura também foram influenciadas pelos espanhóis. 

Embora pequenino, é um país é bastante interessante, moderno e liberal. Foi o primeiro país da América Latina a liberar o voto para a mulher em 1927. Posteriormente, liberou o casamento gay, o aborto e por fim, decretou a legalização da maconha em 2017Apesar desses avanços liberais, por outro lado, o seu povo é bastante conservador.

Os uruguaios gostam de mate. Por isso, é muito comum vê-los com uma garrafa térmica sob o braço e o chimarrão na mão andando pelas ruas, nos shoppings, em todos os lugares. Além disso, como nós, adoram futebol e churrasco. São pessoas alegres, receptivas e solícitas, que estão sempre prontas pra ajudar.

A Cultura da Carne

Devido às suas vastas planícies, o Uruguai é um grande produtor de gado. A carne uruguaia é considerada uma das melhores do mundo. A produção do gado reflete nos hábitos gastronômicos dos uruguaios: é o país que mais consome carne percapita no mundo.

A cultura da carne no Uruguai é mais forte daquela que temos aqui no Brasil. Toda hora é hora de fazer churrasco, que é o prato principal da culinária uruguaia. Por exemplo, toda sexta feira, os pedreiros das construções fazem um churrasco na hora do almoço. Todas as casas têm churrasqueiras (chamadas parrillas). Na mão de um uruguaio, qualquer grade se transforma em uma grelha e está armado o almoço (espetacular, diga-se de passagem). 

Uma anedota rápida para entender como é forte a cultura da carne no país: Uma vez, na minha aula de pintura, o professor disse que teríamos um lanchinho no intervalo da aula. Pensei que comeríamos uns pãezinhos, um bolinho, algo assim. Mas então o professor foi para a rua, colocou fogo em uns pedaços de lenha, apoiou a grelha entre a rua e o meio fio e fez um churrasco de asado de tira para a turma comer no intervalo. 

A cultura da carne do Uruguai parrilla asado culinária gastronomia
Bodega Cerro Chapeu Tannat y Cordero

A Cultura do Vinho

Devido à sua geografia e ao clima temperado, o Uruguai é também um grande produtor de vinhos, que são premiados internacionalmente. O Tannat é o vinho símbolo do Uurguai, mas o país também produz diversos tipos de uvas. Merlot, Cabernet Sauvignon, Syrah, Albariño.

Assim, além das carnes, o uruguaio tem a felicidade de tomar excelentes vinhos nacionais, disponíveis nos restaurantes, nos supermercados e lojas de conveniência, a preços muito acessíveis. Além disso, pode desfrutar de uma visita a uma das inúmeras vinícolas, espalhadas por quase todo o território nacional. As vinícolas são chamadas de Bodegas. 

Ás regiões com a maior concentração de vinícolas são: Canelones (próxima à Montevideo), onde estão as mais conhecidas, como a Bodega Bouza, Juanicó Família Deicas e Bodega Pizzorno. Punta del Este tem a famosa Bodega Garzón, Alto de la Ballena e Sacromonte. Em Carmelo (cidade próxima à Colônia do Sacramento) está a Narbona

Também existem muitas vinícolas boutique familiares, como é o caso da Bracco Bosca, da querida Fabiana Bracco, que produz vinhos espetaculares junto com sua família.  

O Uruguai: A Cultura do Uruguai Vinhos e Vinícolas
Vinícola Pizzorno

Vai viajar para o Uruguai? Contrate um Seguro Viagem (recomendado).

TURISMO NO URUGUAI

O Turismo no Uruguai é muito bem desenvolvido. Por isso, o país recebe por volta de 500 mil turistas brasileiros anualmente.

Por fazer fronteira com o sul do Brasil, o Uruguai é bem conhecido dos brasileiros do Rio Grande do Sul, que cruzam a fronteira para aproveitar as praias e os atrativos do país. Mas também atrai os brasileiros dos estados mais quentes, por conta do seu clima frio.

Embora comumente conhecido pelas suas praias, o país também possui campo, cidades históricas e oferece uma estrutura de lazer completa em enoturismo, turismo de aventura, luxuosos SPAs, centros de águas termais, caça e pesca, para listar as principais.

Os principais destinos turísticos são as cidades de Montevideo (Montevidéu), Punta del Este e Colônia do Sacramento. Estas cidades possuem estilos diferentes e oferecem atividades bem distintas. As principais cidades turísticas ficam a menos de 150 quilômetros de distância da capital e são repletas de restaurantes, hotéis e serviços.

Mas como é um país pequeno, é possível percorrer os diversos estilos de turismo em apenas alguns dias.

O Uruguai Turismo no Uruguai Cultura Tradição Idioma Mapa Bandeira

A ECONOMIA DO URUGUAI

Apesar de ser um dos menores países da América Latina, o Uruguai é sede do Mercosul. 

Sua principal atividade econômica é a agropecuária, principalmente a produção de carnes, soja, leite e vinho.

É um país de economia estável, com um dos maiores PIB per capita. Por conta disso, figura em 58º lugar no índice de qualidade de vida (2021).

Além disso, o índice de pobreza é baixo em comparação aos outros países da América Latina. Por exemplo, a taxa de analfabetismo não chega a 2% e o número de pessoas que vivem nas ruas é de 0,5%.

O alto nível de segurança no país é um dos fatores que atrai milhares de turistas todos os anos para o Uruguai.

 

Situação econômica do Uruguai qualidade de vida no Uruguai
Sede do Mercosul em Montevideo

A Moeda: Peso Uruguaio

A moeda oficial do país é o Peso Uruguaio, uma moeda estável que foi implantada em 1993. 

Alguns lugares mais turísticos aceitam Reais, mas a maioria dos locais aceitam apenas pesos uruguaios. 

Existem muitas casas de câmbio nas cidades: nas ruas, shoppings, supermercados. Assim, é fácil trocar dinheiro no Uruguai

 

O Uruguai Moeda do Uruguai Peso Uruguaio Dinheiro
Fonte: Freepik

A Bandeira Uruguaia

A bandeira uruguaia possui as cores Azul e Branco e Amarelo, no Sol de Maio. As listras brancas e azuis representam os 9 departamentos originais do país. 

A bandeira uruguaia Foi criada em 16 de Dezembro de 1828, inspirada nos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

 

O Uruguai: a Bandeira do Uruguai
Fonte: Freepik

Planeje sua Viagem para o Uruguai

CONFIRA NOSSOS PACOTES PARA O URUGUAI