CONHEÇA O URUGUAI
Saiba tudo sobre o Uruguai: turismo, economia, população, cultura e mais.
O Uruguai segue o ritmo da parrilla, do fogo queimando a lenha. É o esperar da colheita do vinho, a contemplação dos vinhedos, do gado no campo. É também o país da vanguarda, do estar à frente, da arquitetura moderna e exposições de arte. Um país pequeno e muito charmoso, com cidades arborizadas, campos extensos, praias limpas e um clima muito agradável. Ao chegar no Uruguai a gente descansa o passo, refresca os pensamentos, amortece as palavras. E se encanta a cada olhar…
Reserve seus Passeios no Uruguai: veja todas as nossas opções!
CULTURA DO URUGUAI
Devido às suas origens espanholas, o idioma do Uruguai é o Espanhol. Muitos dos elementos da cultura uruguaia tem suas raízes na Espanha. Além da língua, a culinária e a arquitetura também foram influenciadas pelos espanhóis.
Embora pequenino, é um país é bastante interessante, moderno e liberal. Foi o primeiro país da América Latina a liberar o voto para a mulher em 1927. Posteriormente, liberou o casamento gay, o aborto e por fim, decretou a legalização da maconha em 2017. Apesar desses avanços liberais, por outro lado, o seu povo é bastante conservador.
Os uruguaios gostam de mate. Por isso, é muito comum vê-los com uma garrafa térmica sob o braço e o chimarrão na mão andando pelas ruas, nos shoppings, em todos os lugares. Além disso, como nós, adoram futebol e churrasco. São pessoas alegres, receptivas e solícitas, que estão sempre prontas pra ajudar.
A Cultura da Carne
Devido às suas vastas planícies, o Uruguai é um grande produtor de gado. A carne uruguaia é considerada uma das melhores do mundo. A produção do gado reflete nos hábitos gastronômicos dos uruguaios: é o país que mais consome carne percapita no mundo.
A cultura da carne no Uruguai é mais forte daquela que temos aqui no Brasil. Toda hora é hora de fazer churrasco, que é o prato principal da culinária uruguaia. Por exemplo, toda sexta feira, os pedreiros das construções fazem um churrasco na hora do almoço. Todas as casas têm churrasqueiras (chamadas parrillas). Na mão de um uruguaio, qualquer grade se transforma em uma grelha e está armado o almoço (espetacular, diga-se de passagem).
Uma anedota rápida para entender como é forte a cultura da carne no país: Uma vez, na minha aula de pintura, o professor disse que teríamos um lanchinho no intervalo da aula. Pensei que comeríamos uns pãezinhos, um bolinho, algo assim. Mas então o professor foi para a rua, colocou fogo em uns pedaços de lenha, apoiou a grelha entre a rua e o meio fio e fez um churrasco de asado de tira para a turma comer no intervalo.
A Cultura do Vinho
Devido à sua geografia e ao clima temperado, o Uruguai é também um grande produtor de vinhos, que são premiados internacionalmente. O Tannat é o vinho símbolo do Uurguai, mas o país também produz diversos tipos de uvas. Merlot, Cabernet Sauvignon, Syrah, Albariño.
Assim, além das carnes, o uruguaio tem a felicidade de tomar excelentes vinhos nacionais, disponíveis nos restaurantes, nos supermercados e lojas de conveniência, a preços muito acessíveis. Além disso, pode desfrutar de uma visita a uma das inúmeras vinícolas, espalhadas por quase todo o território nacional. As vinícolas são chamadas de Bodegas.
Ás regiões com a maior concentração de vinícolas são: Canelones (próxima à Montevideo), onde estão as mais conhecidas, como a Bodega Bouza, Juanicó Família Deicas e Bodega Pizzorno. Punta del Este tem a famosa Bodega Garzón, Alto de la Ballena e Sacromonte. Em Carmelo (cidade próxima à Colônia do Sacramento) está a Narbona.
Também existem muitas vinícolas boutique familiares, como é o caso da Bracco Bosca, da querida Fabiana Bracco, que produz vinhos espetaculares junto com sua família.
Vai viajar para o Uruguai? Contrate um Seguro Viagem (recomendado).
TURISMO NO URUGUAI
O Turismo no Uruguai é muito bem desenvolvido. Por isso, o país recebe por volta de 500 mil turistas brasileiros anualmente.
Por fazer fronteira com o sul do Brasil, o Uruguai é bem conhecido dos brasileiros do Rio Grande do Sul, que cruzam a fronteira para aproveitar as praias e os atrativos do país. Mas também atrai os brasileiros dos estados mais quentes, por conta do seu clima frio.
Embora comumente conhecido pelas suas praias, o país também possui campo, cidades históricas e oferece uma estrutura de lazer completa em enoturismo, turismo de aventura, luxuosos SPAs, centros de águas termais, caça e pesca, para listar as principais.
Os principais destinos turísticos são as cidades de Montevideo (Montevidéu), Punta del Este e Colônia do Sacramento. Estas cidades possuem estilos diferentes e oferecem atividades bem distintas. As principais cidades turísticas ficam a menos de 150 quilômetros de distância da capital e são repletas de restaurantes, hotéis e serviços.
Mas como é um país pequeno, é possível percorrer os diversos estilos de turismo em apenas alguns dias.
Veja quais são os Melhores Hotéis em Montevideo (e compare)!
A ECONOMIA DO URUGUAI
Apesar de ser um dos menores países da América Latina, o Uruguai é sede do Mercosul.
Sua principal atividade econômica é a agropecuária, principalmente a produção de carnes, soja, leite e vinho.
É um país de economia estável, com um dos maiores PIB per capita. Por conta disso, figura em 58º lugar no índice de qualidade de vida (2021).
Além disso, o índice de pobreza é baixo em comparação aos outros países da América Latina. Por exemplo, a taxa de analfabetismo não chega a 2% e o número de pessoas que vivem nas ruas é de 0,5%.
O alto nível de segurança no país é um dos fatores que atrai milhares de turistas todos os anos para o Uruguai.
A Moeda: Peso Uruguaio
A moeda oficial do país é o Peso Uruguaio, uma moeda estável que foi implantada em 1993.
Alguns lugares mais turísticos aceitam Reais, mas a maioria dos locais aceitam apenas pesos uruguaios.
Existem muitas casas de câmbio nas cidades: nas ruas, shoppings, supermercados. Assim, é fácil trocar dinheiro no Uruguai.
A Bandeira Uruguaia
A bandeira uruguaia possui as cores Azul e Branco e Amarelo, no Sol de Maio. As listras brancas e azuis representam os 9 departamentos originais do país.
A bandeira uruguaia Foi criada em 16 de Dezembro de 1828, inspirada nos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Planeje sua Viagem para o Uruguai
- Reserve seus Passeios para o Uruguai
- Confira nossos Pacotes para o Uruguai com hotel + passeios + transfers
- Veja nossa indicação dos Melhores Hotéis em Montevideo no Booking
- Compare os melhores planos e preços de Seguro Viagem com desconto de até 20%
- Alugue um carro no Uruguai com a Rentalcars e já saia dirigindo do aeroporto
Saiba tudo sobre o Uruguai
CONFIRA NOSSOS PACOTES PARA O URUGUAI
O que fazer no Uruguai em Outubro 2024
Como ligar para o Uruguai? É bastante simples, você deve usar o DDI 598 para chamadas internacionais. Você também pode utilizar apps como WhatsApp e ligar gratuitamente. Para turistas, chips pré-pagos são uma ótima escolha, garantindo comunicação fácil e tarifas acessíveis durante sua estadia.
Futebol no Uruguai
O Uruguai foi o primeiro país a sediar a Copa do Mundo em 1930 e foi campeão. A seleção uruguaia “La Celeste” venceu novamente em 1950. Nacional e Peñarol, seus principais times, foram campeões da Libertadores.
Al Pie de la Muralla
Al Pie de la Muralla é um centro cultural em Montevidéu, inaugurado em 2004, que preserva e exibe restos da muralha colonial espanhola do século XVIII. O espaço oferece programas educativos e visitas guiadas com sonorização de época e imagens históricas. Localiza-se na Ciudad Vieja, Montevidéu.
Como ligar para o Uruguai desde o Brasil?
Como ligar para o Uruguai? É bastante simples, você deve usar o DDI 598 para chamadas internacionais. Você também pode utilizar apps como WhatsApp e ligar gratuitamente. Para turistas, chips pré-pagos são uma ótima escolha, garantindo comunicação fácil e tarifas acessíveis durante sua estadia.